POLÍTICA


Filho mais novo de Bolsonaro publica desabafo e exalta ‘esperança de 2018’

Postagens de Jair Renan ocorrem em meio à crise política e jurídica envolvendo o ex-presidente, que é alvo de ordem de prisão preventiva decretada pelo STF

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

 

O filho mais novo do ex-presidente Jair Bolsonaro, Jair Renan Bolsonaro, publicou neste sábado (23) uma série de mensagens no Instagram defendendo o legado político do pai e afirmando que a família nunca cometeu irregularidades. As declarações foram feitas em meio ao agravamento da crise política e jurídica que envolve o ex-chefe do Executivo, que cumpre ordem de prisão preventiva determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nas postagens, Renan associa a imagem do pai ao sentimento de “esperança” atribuído por parte do eleitorado durante a campanha presidencial de 2018. Ele afirmou que, após a vitória de Bolsonaro, o país teria “recuperado a esperança” e que políticos que tentam repetir esse discurso hoje não teriam o mesmo “diferencial” atribuído ao ex-presidente.

O filho do ex-presidente também defendeu os irmãos, Flávio, Carlos e Eduardo, e disse reconhecer que todos são “imperfeitos”, mas alegou que a família foi injustiçada ao longo dos últimos anos. Ele não mencionou os inquéritos e processos que investigam integrantes do clã, como casos de rachadinha, uso indevido de cartões corporativos e episódios envolvendo joias recebidas no exterior.

Em outro trecho, Jair Renan afirmou que o pai enfrentou pressões “na saúde pessoal, no Congresso, na mídia, no STF e até internacionalmente”, e negou que a família tenha cometido abusos de poder. Ele declarou ainda que não houve enriquecimento ilícito por parte dos Bolsonaro.