BRASIL


Operação em Minas apreende mais de 182 mil litros de bebidas falsificadas 

Ação integrada vistoriou 522 estabelecimentos em 40 dias e resultou em prisões, interdições e abertura de inquéritos 

Foto: Ascom/PCBA

Uma operação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) resultou na apreensão de 182.847,72 litros de bebidas alcoólicas adulteradas ou sem procedência. A fiscalização, iniciada em 9 de outubro, foi encerrada na última quarta-feira (19), após 40 dias de ações em diversas regiões do estado. 

Batizada de Operação Baco, a força-tarefa retirou de circulação 1.204 recipientes de bebidas e inutilizou outros 3.958, entre garrafas, barris e galões. Segundo a Sejusp, os produtos apresentavam indícios de adulteração e foram apreendidos para proteger a saúde do consumidor e combater práticas ilícitas no comércio de bebidas. 

A ação contou com a participação integrada de 12 instituições policiais, além de órgãos fiscalizadores estaduais e federais e diversas secretarias de Estado. No total, 793 servidores foram mobilizados, com o apoio de 315 viaturas. 

Durante as fiscalizações, ao menos 522 estabelecimentos foram inspecionados. Ao longo da operação, 18 pessoas foram presas, um adolescente foi apreendido, 17 inquéritos foram instaurados e houve nove flagrantes. 

O Procon-MG informou que focou na identificação de produtos falsificados. Todos os itens irregulares foram retirados do mercado, e estabelecimentos envolvidos nas infrações foram interditados. Após as notificações, serão abertos processos administrativos que podem resultar em multas e novas interdições.