SALVADOR


Salvador registra chuva acima de 110 mm em duas horas e supera média prevista para novembro

Apesar do volume de água e ventos de quase 80 km/h, nenhuma ocorrência grave foi registrada pela Codesal

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

 

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou mais de 110 milímetros de chuva em pouco mais de duas horas, volume superior à média esperada para todo o mês de novembro, que era de 108,2 mm. A instabilidade também trouxe rajadas de vento que chegaram a 80 km/h durante a frente fria que avança pela capital nos últimos dias.

Equipes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Salvador (SMPDC) seguem nas ruas para garantir a segurança da população. Apesar do alto volume de chuva em curto intervalo, não houve ocorrências graves nem acionamento de sirenes em áreas de risco.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, destacou a intensidade do fenômeno. “Nós tivemos mais de 110 mm em apenas pouco mais de duas horas. Realmente, muita chuva em pouco espaço de tempo. O esperado para todo mês era de 108,2 mm. As equipes da Codesal e de todo o SMPDC estão atuando em toda a cidade, realizando as vistorias, garantindo a segurança dos nossos munícipes”.

Sobre os ventos, Sosthenes reforçou que a velocidade registrada na Barra chamou atenção. “Outro dado que chama a atenção são as rajadas de vento, que chegaram a quase 80 km/h na estação da Barra. Não temos nenhum outro registro recente nessa velocidade. Também estamos atentos por conta de possíveis quedas de vegetais e destelhamentos”.

A orientação é que a população permaneça atenta, já que novas pancadas fortes podem atingir a cidade ainda nesta sexta-feira (21). A tendência é de melhora gradual a partir de sábado. As equipes seguem em regime de plantão, 24 horas por dia, inclusive durante o feriado.

O SMPDC reúne, além da Codesal, secretarias como Seman e Articulação Comunitária, Transalvador, Guarda Municipal, Limpurb, Corpo de Bombeiros e outras instituições. O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec) mantém o acompanhamento das condições climáticas para emitir alertas à população.

Macedo também ressaltou que os investimentos da Prefeitura em obras estruturantes têm reduzido riscos e evitado tragédias comuns no passado. Mais de 565 áreas foram protegidas após intervenções. Recentemente, o prefeito Bruno Reis autorizou obras de contenção de encostas em 46 novas áreas, com investimento de R$130 milhões, além das que já estão em andamento.