ECONOMIA


EUA cancelam divulgação da inflação de outubro após paralisação do governo

Agência afirma que não conseguiu coletar dados e também suspendeu relatório de emprego

Foto: Karolina Grabowska/Pexels

 

O Escritório de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos (BLS) anunciou, nesta sexta-feira (21), o cancelamento da divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) referente a outubro. A paralisação do governo norte-americano, recentemente encerrada, impediu a coleta das informações necessárias.

Em comunicado, o BLS explicou que não há como recuperar retroativamente os dados de pesquisa do período. Para algumas séries, o órgão utiliza fontes alternativas, mas isso não foi suficiente para garantir a publicação do relatório. A agência afirmou que deverá incorporar, “na medida do possível”, os valores de outubro ao boletim de novembro.

O cancelamento ocorre na mesma semana em que o BLS suspendeu a divulgação do relatório de emprego de outubro, também afetado pela paralisação.

A ausência dos indicadores complica o trabalho do Federal Reserve, que avalia se cortará os juros em dezembro. Dirigentes da instituição têm enviado sinais distintos: enquanto John Williams defendeu a redução, Lorie Logan e Susan Collins adotaram posições mais cautelosas.