MUNDO


Saiba quais produtos brasileiros não escaparam do tarifaço dos EUA

Trump anunciou fim da sobretaxa de 40% para alguns produtos agrícolas e pecuários

Foto: Divulgação/site Sapatos Pellegrino

 

Os manufaturados estão entre os produtos que ainda seguem com a sobretaxa de 40% imposta pelos Estados Unidos. Máquinas, motores, calçados e móveis estão entre os itens da indústria que não foram beneficiados com a decisão de Trump tomada nesta quinta-feira (20).

Dos produtos alimentícios, café solúvel, pescados e mel também precisarão pagar os 50% de taxa para entrar nos EUA, que é formada por 10% de taxa já prevista anteriormente mais os 40% de sobretaxa anunciada por Trump no início do segundo semestre deste ano.

Na lista da Casa Branca de produtos que deixarão de ser sobretaxados a partir de 13 de novembro constam café, chá, frutas tropicais e sucos de frutas, cacau e especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.

Trump anunciou o tarifaço com as justificativas de que EUA têm balança comercial desfavorável com Brasil e que Jair Bolsonaro (PL) é perseguido politicamente. Documentos mostram, porém, que a balança comercial entre os dois países sempre foi favorável aos EUA.

O ex-presidente brasileiro foi condenado por envolvimento na trama golpista e seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), é réu em processo do Supremo Tribunal Federal (STF) por colaboração com o governo americano para prejudicar o Brasil no episódio do tarifaço.