BAHIA


Bombeiros, Defesa Civil e secretarias são mobilizados após temporal na capital e interior

Cidades como Feira de Santana, Araci e Teolândia registraram alagamentos, deslizamentos e falta de energia; previsão indica mais chuva

Alagamento atinge bairro Cidade Nova, em Feira de Santana – Foto: Redes Sociais

 

O governo da Bahia mobilizou uma força-tarefa para atender municípios atingidos pelas fortes chuvas que caem desde a noite de quinta-feira (20). Entre as cidades afetadas estão Salvador, Araci, Feira de Santana e Teolândia.

Segundo a gestão estadual, o governo está em contato com a Defesa Civil Nacional para coordenar ações de resposta e prevenção. A orientação é para que a população acione o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199) em situações de emergência.

A Secretaria da Saúde monitora possíveis impactos na rede assistencial, enquanto a pasta de Infraestrutura atua no restabelecimento de áreas que tiveram o fornecimento de energia interrompido.

O monitoramento ambiental é feito pelo Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e pela Sema (Secretaria do Meio Ambiente). Escolas estaduais permanecem de plantão para dar suporte às comunidades.

De acordo com a gestão Jerônimo Rodrigues (PT), o estado também mantém diálogo com a Defesa Civil Nacional para coordenar ações de resposta e prevenção. Ele pediu que a população acione o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199) em caso de emergência.

Segundo o Inmet, a Bahia está sob alerta nas cores amarelo e laranja para chuvas intensas. No litoral, incluindo a capital, a previsão aponta para volumes entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco elevado de alagamentos e deslizamentos.

De acordo com a Climatempo, as temperaturas devem variar entre 23 °C e 26 °C, com chance de chuva ao longo do dia.