SALVADOR


Salvador vence duas categorias no Prêmio Band Cidades Excelentes

Capital baiana se destaca em governança, eficiência fiscal, transparência e desenvolvimento socioeconômico

Foto: Betto Jr./Secom PMS

A cidade de Salvador foi um dos destaques no “Prêmio Band Cidades Excelentes”, que tem como objetivo incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública com base em critérios técnicos do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). O evento aconteceu na noite de terça-feira (18), no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

A capital baiana venceu em duas categorias: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e de Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Salvador também foi finalista nos pilares de Educação e de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Na premiação “Geral Cidade Excelente”, a capital conquistou o 2º lugar.

O prêmio utiliza como critério de avaliação o IGMA, índice desenvolvido pelo Instituto Aquila, empresa internacional de consultoria que reúne dados oficiais das cidades brasileiras desde 2021. A plataforma adota conceitos de big data e inteligência artificial para consolidar 72 indicadores em uma única nota final.

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) representou a cidade no evento e destacou a importância das áreas reconhecidas.

“Gestão fiscal, transparência, governança e desenvolvimento econômico: a gente sempre diz que quem não sabe cuidar das contas públicas não tem como cuidar das pessoas. Afinal, não basta você ter os sonhos, ter os projetos, se você não tem os recursos para tirar eles do papel, se você não consegue fazer com que as políticas públicas funcionem. Então, a regra de ouro da nossa gestão é gastar menos do que arrecada, para ter dinheiro para investimentos, para programas e projetos que estão mudando de verdade a vida das pessoas para melhor”, afirmou Bruno.