BAHIA


Jerônimo Rodrigues reúne consórcios públicos da Bahia para fortalecer gestão compartilhada

Encontro no COI discutiu avanços, desafios e fortalecimento da gestão cooperada nos 27 territórios de identidade

Foto: Matheus Landim/GOVBA

 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu na noite desta terça-feira (18), no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), em Salvador, com representantes dos consórcios públicos multifinalitários dos 27 territórios de identidade da Bahia. A pauta do encontro envolveu a análise de resultados, a definição de novas estratégias e o debate sobre os principais desafios da cooperação federativa no estado.

A agenda ocorre paralelamente ao evento “20 anos da Lei dos Consórcios Públicos: do Marco à Transformação”, promovido até quarta-feira (19) na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), com a presença de gestores estaduais, municipais e instituições de várias regiões do país.

Reconhecido nacionalmente por suas políticas de cooperação intermunicipal, especialmente na área da saúde, o Governo da Bahia expandiu o modelo consorciado para outras áreas, como meio ambiente, infraestrutura e agricultura familiar. “Esse é um momento de escuta, troca de experiências e inovação na gestão pública. O fortalecimento da atuação consorciada nos ajuda a levar desenvolvimento a todas as regiões da Bahia”, afirmou Jerônimo.

Para o presidente da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FEC Bahia), Sivaldo Rios, a reunião simboliza o reconhecimento do trabalho dos consórcios e o fortalecimento das políticas estaduais nos 417 municípios. “Temos aqui representantes de consórcios de áreas diversas, infraestrutura, saúde, meio ambiente e agricultura familiar. Um encontro como este reforça nossa confiança de que avançaremos de forma efetiva em todos os municípios”, disse.

O presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) Litoral Sul e prefeito de Itajuípe, Leandro Junquilho, destacou o papel dos consórcios na resposta rápida às demandas da população. “Os consórcios são ferramentas essenciais para que prefeitos trabalhem de forma integrada e viabilizem convênios e contratos com os governos Federal e Estadual, garantindo que obras e serviços cheguem mais rapidamente às comunidades”, afirmou.

Na área da agricultura familiar, a atuação consorciada tem ampliado o alcance das políticas públicas, como explicou Jeandro Ribeiro, presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). “Trabalhamos com assentamentos de reforma agrária e comunidades tradicionais. A atuação via consórcios permite chegar aos 417 municípios, algo inviável de forma isolada. Hoje, os 29 consórcios estão articulados para qualificar ações de infraestrutura, construção de mercados municipais, pontes, passagens molhadas, além de fortalecer a inspeção sanitária, que passou de 43 para 406 municípios, e ampliar a oferta de alimentos saudáveis para as escolas”, destacou.

Também participaram do encontro o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola; o secretário de Infraestrutura em exercício, Saulo Pontes; o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Sodré; o assessor especial do Governo do Estado, Cícero Monteiro; e representantes de 28 consórcios públicos.