SAÚDE


Salvador será uma das cidades a receber UTI inteligente em novo programa do Ministério da Saúde

Rede vai integrar 14 unidades automatizadas com uso de IA e tecnologias avançadas no SUS

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

 

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (18), em Brasília, uma rede nacional de hospitais e serviços inteligentes no SUS, e Salvador está entre as cidades que receberão uma das novas UTIs automatizadas. A iniciativa faz parte da estratégia de modernização do atendimento hospitalar, baseada em tecnologias avançadas, inteligência artificial e medicina de alta precisão.

Serão 14 UTIs inteligentes distribuídas pelas cinco regiões do país, funcionando de forma integrada. Na Bahia, a unidade ficará em Salvador, em hospital definido em conjunto com a gestão estadual. Além disso, outras oito unidades hospitalares em diferentes estados passarão por modernização, com apoio de universidades e secretarias de saúde.

O pacote também inclui a construção do Instituto Tecnológico de Emergência do Hospital das Clínicas da USP, que será o primeiro hospital inteligente do Brasil.

Em nota, o Ministério da Saúde ressaltou que o objetivo é acelerar diagnósticos, aumentar a precisão dos atendimentos e reduzir o tempo de espera. Segundo dados oficiais, o uso de IA e big data pode reduzir em até cinco vezes o tempo de resposta em situações de emergência.

As novas UTIs serão instaladas em hospitais de 13 estados, entre eles Manaus, Belém, Recife, Fortaleza, Teresina, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Dourados (MS) e Brasília.