ECONOMIA


Novonor avança em acordo para vender controle da Braskem à gestora IG4

Negociação prevê compartilhamento do comando com a Petrobras após aval do Cade

Foto: Assessoria/Braskem

 

A Novonor está próxima de concluir um acordo para vender sua participação de controle na Braskem para um fundo administrado pela gestora IG4 Capital. As informações foram reveladas por fontes ouvidas pela Bloomberg News, que acompanham as negociações. A expectativa é de que o acerto possa ser assinado ainda nesta semana, embora novos obstáculos não estejam descartados.

Pelos termos discutidos, a IG4 passaria a compartilhar o controle da petroquímica com a Petrobras, atual acionista controladora ao lado da Novonor. A mudança só seria efetivada após a aprovação do Cade, que avalia operações de impacto concorrencial no país. As conversas seguem em andamento e não são públicas.

A venda ocorre em meio à crise financeira da Novonor, que ofereceu à rede de credores sua fatia na Braskem como garantia de empréstimos que se tornaram inadimplentes. A dívida total gira em torno de quarenta bilhões de reais, sendo que cerca da metade desse valor está atrelada a ações da petroquímica. A empresa tenta manter uma participação minoritária, inicialmente pedindo cinco por cento, mas fontes apontam que um acordo em torno de quatro por cento deve prevalecer.

Caso o controle seja transferido para a IG4, a expectativa é que os bancos credores tenham mais apetite para uma capitalização na Braskem, que enfrenta necessidade de reforço de caixa. Na segunda-feira, dia dez, a companhia anunciou um acordo com o governo de Alagoas para encerrar a disputa relacionada ao afundamento do solo em Maceió, ocorrido em dois mil e dezoito. Pelo acerto, a empresa pagará um vírgula dois bilhão de reais em dez parcelas, sendo que cento e trinta e nove milhões já foram quitados.