POLÍTICA


Após romper com Jerônimo, Cafu Barreto diz que articulará ida de Coronel para base de ACM Neto

Agora ex-líder do governo na Alba deu a declaração ao explicar decisão de apoiar pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador

Foto: Matheus Morais/MundoBA

 

O deputado estadual Cafu Barreto (PSD) afirmou nesta terça-feira (18) que pretende articular um possível embarque do senador Angelo Coronel (PSD) na base do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), que deve ser o principal rival do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na corrida estadual de 2026. Cafu deu a declaração numa coletiva de imprensa em que explicou a decisão de romper com a gestão petista, da qual era vice-líder na Assembleia Legislativa da Bahia, e fustigou o presidente da sigla pessedista, senador Otto Alencar, a quem comparou à vidente Mãe Dináh.

“O que eu vou é desejar que ele [Coronel] chegue aqui, próximo a Neto. Esse é meu desejo e é para isso que eu vou lutar quando eu encontrar com ele”, declarou Cafu durante uma coletiva de imprensa convocada para explicar a sua decisão.

“Eu não conversei sobre isso porque ele tem a vida pessoal dele. É uma questão dele. Temos que respeitar o caminho que ele vai escolher, se permanece onde está ou se busca uma alternância, como eu estou buscando, ouvindo a população e as pessoas”, acrescentou Cafu.

O aceno ocorre em meio à insatisfação de Angelo Coronel ante a possibilidade de ser escanteado da formação de uma eventual “chapa puro-sangue”, caso o ministro Rui Costa (PT) seja o escolhido para a segunda vaga em jogo na disputa pelo Senado.

A saída de Cafu do grupo petista foi anunciada conjuntamente por ele e ACM Neto, na segunda (17), dias após o deputado Nelson Leal (PP) anunciar que migraria para a oposição e assumiria a coordenação da pré-campanha do ex-prefeito de Salvador.

Horas depois, Otto Alencar afirmou ao MundoBA que não foi procurado por Cafu Barreto para tratar de sua possível saída da legenda. Para Otto, prefeitos da região de Irecê não devem acompanhá-lo.