ECONOMIA


Quem é Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro preso na operação da PF

Empresário baiano entrou no mercado financeiro em 2018, criou o CredCresta e se tornou sócio do Master antes de assumir o controle do banco Voiter

Foto: Divulgação

 

A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (18), o empresário baiano Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro no Banco Master. Ele é um dos alvos da operação Compliance Zero, que apura fraudes envolvendo carteiras de crédito fictícias e outras irregularidades no conglomerado financeiro ligado a Vorcaro, também detido.

Lima chegou ao setor bancário apenas em 2018, após uma trajetória inicial no varejo, vendendo velas e abadás. Sua entrada no mercado financeiro ocorreu durante a privatização da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), dona da rede Cesta do Povo. Foi ali que ele criou o CredCresta, um cartão consignado voltado a servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada. O produto seria incorporado ao Master em 2019, quando Lima se tornou sócio de Vorcaro e passou a comandar uma das áreas mais lucrativas do banco.

Além de transitar no meio financeiro, Lima também construiu relações políticas na Bahia e em Brasília. Em janeiro do ano passado, casou-se com Flávia Peres, ex-ministra do governo Bolsonaro e ex-deputada federal, que também foi casada com o ex-governador José Roberto Arruda. Juntos, criaram a ONG Terra Firme, dedicada ao combate à pobreza e à desigualdade.

Este ano, Lima deixou a sociedade no Banco Master e assumiu o controle do Voiter, instituição do grupo. Rebatizou o banco como Pleno e realizou dois aportes de capital que somam R$ 160 milhões.