MUNDO


Maduro canta Imagine e pede paz após aumento da tensão com os EUA

Ao cantar o refrão da música, considerada um hino pacifista, ele ressaltou a necessidade de 'fazer tudo pela paz'

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ditador venezuelano Nicolás Maduro fez um apelo público por paz no sábado (15), ao interpretar a música Imagine, de John Lennon, durante um comício no estado de Miranda. Sorrindo ao lado do público, Maduro cantou trechos do refrão — considerado um hino pacifista — e afirmou ser preciso “fazer tudo pela paz”, enquanto fazia o gesto com a mão que simboliza o apelo.

O evento, voltado à posse de comitês de base bolivarianos, reuniu apoiadores e autoridades do regime. A encenação ocorre em meio ao aumento da tensão entre Caracas e Washington.

O presidente norte-americano Donald Trump acusa o governo venezuelano de ligações com o narcotráfico e, na sexta (14), afirmou já ter tomado uma decisão sobre uma possível ação militar contra a Venezuela, sem revelar qual. “Já me decidi”, disse a repórteres no Air Force One.

No sábado, a líder opositora María Corina Machado divulgou um áudio dirigido às forças de segurança, pedindo que deixem de cumprir “as ordens infames do regime”. Ela afirmou que a “hora decisiva é iminente” e pediu que militares escolham “o lado da história, da lei e do povo venezuelano”.

Segundo quatro autoridades americanas e uma fonte com conhecimento do assunto, reuniões de um conselho de segurança ligado ao governo Trump ocorreram ao longo da semana. O grupo, normalmente presidido pelo conselheiro Stephen Miller, teria se encontrado em duas ocasiões, incluindo uma reunião ampliada com o vice-presidente J.D. Vance, o secretário de Defesa Pete Hegseth e o chefe do Estado-Maior Conjunto, general Dan Caine.