BAHIA


Dois projetos da Bahia são finalistas em concurso com presença de ministra

São contempladas áreas de inovação como bioeconomia, saúde, infraestrutura e deep tech

Foto: Divulgação/Finep

 

Dois projetos baianos estão entre os 24 finalistas da etapa do Nordeste do Prêmio Finep de Inovação. Participará do anúncio dos vencedores, nesta segunda-feira (17) em Recife, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

A Bahia concorre nas categorias “Cadeias Agroindustriais Sustentáveis” e “Ambiente de Inovação”. O projeto na primeira categoria é uma inovação do Serviço Nacional De Aprendizagem Industrial (SENAI-BA) que visa desenvolver cortes inteiros de carnes bovinas cultivadas por bioimpressão 3D.

O projeto da segunda categoria, por sua vez, propõe a criação de um complexo científico em parceria com a Bahiafarma, voltado à biotecnologia farmacêutica para o SUS, e é de autoria da Associação das Empresas do Parque Tecnológico da Bahia.

A premiação visa dar visibilidade a experiências inovadoras desenvolvidas por empresas, instituições científicas e organizações sociais e foi retomada após uma década. São contempladas as áreas de agroindústria sustentável, bioeconomia, saúde, transformação digital, infraestrutura, deep tech, ecossistemas de inovação e infraestrutura de P&D em ICTs. Os vencedores da etapa do Nordeste concorrerão na etapa nacional do Prêmio Finep de Inovação.