SALVADOR


Prejuízo com furtos e vandalismo na iluminação pública em Salvador cresce 40% em 2025

Mais de R$ 3,6 milhões já foram gastos pela prefeitura; 90% dos apagões na capital têm relação com crimes contra a rede elétrica

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

 

A Prefeitura de Salvador, por meio da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), registrou em 2025 um prejuízo 40% maior com furtos e vandalismo na rede de iluminação pública em comparação ao ano anterior. As despesas já ultrapassam R$ 3,6 milhões, segundo levantamento do órgão.

De janeiro a outubro, foram contabilizados 1.059 casos e mais de 41 mil metros de cabos furtados, afetando diretamente o funcionamento da iluminação em vias, praças e avenidas da capital. O diretor de Iluminação Pública, Ângelo Magalhães, afirma que o impacto vai além do dano imediato. “Cada metro de cabo furtado representa dinheiro público desperdiçado e iluminação que deixa de chegar a quem precisa. Esses R$ 3,6 milhões poderiam estar sendo aplicados em novas obras, na modernização dos parques de iluminação e em projetos de expansão que beneficiariam milhares de soteropolitanos”, destacou.

Os bairros mais afetados neste ano são Cassange, com mais de 2,5 mil metros de cabos furtados; o Km 17, que registrou mais de 1,5 mil metros de cabos subtraídos e 16 braços e luminárias danificados; e Stella Maris, onde mais de 300 luminárias específicas para proteção de tartarugas foram destruídas. A maioria das ocorrências envolve furto de cabos subterrâneos e danos a quadros de comando, responsáveis por provocar cerca de 90% dos apagões na cidade.

Para enfrentar o problema, a Dsip tem reforçado o monitoramento e as rondas preventivas em pontos críticos, além de manter articulação com forças de segurança pública. A colaboração da população é considerada essencial. “É fundamental que a população também participe desse esforço, denunciando qualquer ação suspeita”, reforçou Magalhães.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, central de serviços da Prefeitura, ou pelo portal Salvador Digital.