POLÍTICA


Deputado da oposição apoia isenção do IR e concorda com Jaques Wagner

Léo Prates elogia projeto aprovado no Congresso

Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

 

O deputado federal Léo Prates (PDT-BA) concordou nesta sexta-feira (7) com a avaliação do senador Jaques Wagner (PT-BA) sobre o projeto de lei que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. A proposta, já aprovada por unanimidade na Câmara e no Senado, aguarda sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mesmo integrando um partido oficialmente aliado ao governo, mas atuando na oposição, Prates classificou a medida como “um avanço histórico”. “O programa de imposto de renda aprovado pelo Congresso corrige uma distorção antiga e aumenta a capacidade de compra do cidadão, fazendo a economia girar e promovendo justiça tributária, o que leva à justiça social”, declarou o parlamentar ao MundoBA.

Mais cedo, o senador Jaques Wagner havia comemorado a aprovação do texto, chamando-o de “presente direto para o povo”. O petista destacou que a mudança “reduz desigualdades, valoriza o trabalho e estimula o consumo”.

Segundo estimativas do governo federal, 25 milhões de brasileiros devem ser beneficiados com a redução ou isenção do imposto, enquanto cerca de 200 mil contribuintes com rendimentos mais altos terão aumento na cobrança.