CARNAVAL


Ministro do Trabalho assina pacto contra precarização de informais no Carnaval de Salvador

Luiz Marinho afirmou que a iniciativa pode servir de modelo para outros estados; evento no Mercado Modelo contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito Bruno Reis

 

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, assinou nesta sexta-feira (7), em Salvador, o chamado Pacto Intergovernamental de Promoção do Trabalho Decente, do Empreendedorismo e do Desenvolvimento Econômico, instrumento que visa combater a precarização do trabalho de profissionais informais durante o Carnaval.

A cerimônia ocorreu no Mercado Modelo, um dos principais cartões postais da capital baiana.

“A missão é evitar que [o trabalho precário] aconteça. O que nós estamos fazendo aqui tem o objetivo exatamente de evitar que aconteça qualquer problema com os trabalhadores”, afirmou o ministro em conversa com a imprensa antes do evento, que teve presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e do prefeito  Bruno Reis (União Brasil).

A iniciativa, que envolve município, estado, União, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), busca fortalecer ações integradas de valorização de trabalhadores e empreendedores.

Marinho disse ainda que o pacto firmado em Salvador pode servir de exemplo para ser implementado em outros estados.

“Os patrocinadores já começaram a cobrar: ‘E o Rock in Rio?’. ‘E a festa tal em São Paulo?’. ‘E a festa tal no sul?’ ‘Vocês não vão implementar também?’. Evidente que eu acho que criará, especialmente se der tudo certinho, e vai dar tudo certinho, porque Deus é pai, e nós todos queremos. Nós vamos ter uma nova referência dos patrocinadores”, declarou Marinho.