SALVADOR


VLT de Salvador inicia fase de testes com energização da Estação Calçada

Avanço marca etapa decisiva no Trecho 1, entre a Calçada e a Ponte São João

Foto: Joá Souza/GOVBA

 

A implantação do Veículo Leve de Transporte (VLT) de Salvador deu mais um passo importante nesta terça-feira (4), com a energização da Subestação Primária Calçada. A ativação permite o início dos testes no primeiro trecho do sistema, que liga a Estação da Calçada à Ponte São João.

O trecho inicial tem cerca de quatro quilômetros de extensão e conecta pontos estratégicos da Cidade Baixa. Com a nova subestação, será possível alimentar eletricamente grande parte dessa linha. “Com a energização da Subestação Calçada, que reduz a tensão de 69 para 13,8 kV, já estaremos aptos para alimentar grande parte do Trecho”, explicou Fabrício Magalhães, consultor técnico do Consórcio VLT Nerk.

A Subestação Calçada é uma das quatro previstas no projeto e tem a função de receber energia da Coelba e distribuí-la às subestações retificadoras. Essa estrutura é essencial para o funcionamento do sistema elétrico do VLT, que contará ainda com quatro subestações primárias e vinte retificadoras nos três primeiros trechos do projeto.

Com o fornecimento de energia garantido, as equipes técnicas iniciam agora os testes nos equipamentos de retificação, na rede aérea e nos trens. Essa etapa é considerada fundamental para a validação e futura operação do novo meio de transporte, que promete transformar a mobilidade urbana na capital baiana.