BAHIA


SSP publica portaria que prevê integração de inteligência no combate a facções

Programa estabelece a atuação entre forças de segurança com foco em ações de prevenção e repressão ao crime organizado

Foto: Divulgação/Polícia Civil da Bahia

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia publicou nesta quarta-feira (5) a portaria que institui o Programa de Integração e Inteligência em Segurança Pública, iniciativa busca aprimorar o enfrentamento à criminalidade violenta e às organizações criminosas por meio da estratégia do chamado POI (policiamento orientado pela inteligência). A medida consta no Diário Oficial do Estado.

O programa estabelece a integração entre órgãos do sistema estadual de segurança e instituições correlatas, com foco em ações de prevenção e repressão baseadas em dados e análise territorial. Entre os objetivos estão o mapeamento de áreas críticas, a otimização do policiamento ostensivo e investigativo, além da articulação de operações conjuntas para prender alvos prioritários e desarticular grupos criminosos.

Participam do PIISP representantes das polícias Militar, Civil e Técnica, do Corpo de Bombeiros e de diversas superintendências da SSP, além da Corregedoria-Geral e da Ouvidoria.

“O objetivo é ampliar o combate inteligente ao crime organizado. Além da repressão qualificada, seguiremos asfixiando a estrutura financeira de grupos envolvidos com mortes violentas, tráfico de armas e drogas, roubos e lavagem de dinheiro”, diz o secretário Marcelo Werner.

De acordo com a pasta, o programa integra o Bahia pela Paz e se alinha às políticas estaduais voltadas à atuação qualificada das forças de segurança e à preservação da vida.