BAHIA


Operação que mira membros do CV na Bahia termina com um morto e 38 presos

Ofensiva da Polícia Civil visa desarticular núcleos armado e financeiro da facção criminosa oriunda do RJ

Foto: Polícia Civil da Bahia

 

Um homem foi morto em Salvador e outras 37 pessoas foram presas em um uma ofensiva deflagrada nesta terça-feira (4) pela Polícia Civil da Bahia para desarticular os núcleos armado e financeiro do Comando Vermelho na Bahia. Batizada de Freedom, a operação também ocorreu no Ceará.

Na capital baiana, 35 suspeitos foram presos nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca. O homem que acabou morto ainda não foi identificado e teria reagido à abordagem policial no Uruguai, segundo versão oficial.

Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, no Pau Miúdo, mas não resistiu aos ferimentos, de acordo com a polícia.

No município de Aratuípe, um alvo foi alcançado, e na cidade de Eusébio, no estado do Ceará, dois suspeitos foram capturados, apontados como principais lideranças do grupo.

Entre os presos estão Luís Lázaro Santana Alves, apontado como líder do tráfico na Liberdade, e a esposa, Marielle Silva Santos, suspeita de comandar o esquema de lavagem de dinheiro do grupo.

Ao todo, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão. A Justiça também determinou o bloqueio de 51 contas bancárias vinculadas ao grupo investigado.

Durante as diligências, foram apreendidos armas, porções de maconha, crack e cocaína.

Os alvos são suspeitos de envolvimento em homicídios e na expansão do tráfico de drogas em Salvador e em outras cidades da Bahia.

Os resultados da operação devem contribuir para a elucidação de cerca de 30 assassinatos ocorridos na capital baiana.

Há uma semana, uma megaoperação contra o CV nos complexos do Alemão e da Penha deixou mais de 121 mortos, dentre eles quatro policiais. A ação é considerada a mais letal da história do país.