POLÍTICA


Governo estadual anuncia pacote de ações para reforçar segurança pública com novos investimentos

Medidas incluem concursos, ampliação do efetivo, construção de unidades policiais e ações sociais ligadas ao Bahia Pela Paz

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

 

O governo da Bahia apresentou nesta terça-feira (4) um conjunto de medidas estratégicas para fortalecer a segurança pública no estado. O pacote reúne ações de investimento, inteligência, integração e inclusão, com foco no combate ao crime organizado e na ampliação da prevenção à violência. Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, a iniciativa complementa os mais de R$ 1 bilhão já aplicados na área desde 2023.

Entre as ações anunciadas estão novos concursos, reforço do efetivo, construção de unidades policiais, entrega de viaturas e expansão do sistema prisional. Somente para a Polícia Civil, serão abertas 750 vagas, das quais 500 para investigadores, 150 para escrivães e 100 para delegados. Também haverá convocação de 85 oficiais da PM, 41 oficiais do Corpo de Bombeiros, 153 policiais penais e entrada em serviço de 2 mil novos policiais militares até dezembro, além do chamamento de 600 reservistas da PM. O governo prevê ainda a entrega de 500 novas viaturas e a construção de 66 novas unidades operacionais, entre delegacias, pelotões e sedes do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Na área de inteligência, o Estado vai implantar o Programa de Policiamento Orientado pela Inteligência, construir o novo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), a nova sede do DPT, além de entregar 40 drones para monitoramento de eventos, terá a aquisição de 2 equipamentos para análise de adulteração de combustíveis e bebidas. A agenda também prevê a ampliação das parcerias com guardas municipais e o fortalecimento de estruturas regionais, além do apoio ao Projeto de Lei Anti-Facção e à PEC da Segurança Pública do governo federal.

As políticas de inclusão foram apresentadas como parte essencial do plano. O Bahia Pela Paz será ampliado com 149 escolas abertas aos fins de semana, 24 novos coletivos culturais até 2026 e a expansão do programa Corra pro Abraço para Ilhéus, Itabuna e Alagoinhas. A agenda social também inclui três novas Casas da Mulher Brasileira, três Centros Comunitários pela Vida (Convive), a inauguração da Unidade Feminina de Semiliberdade em Salvador e reformas de escolas em territórios prioritários.

Segundo Jerônimo Rodrigues, o conjunto de medidas reafirma a prioridade da segurança pública para o governo. “Esses investimentos fortalecem o trabalho das polícias, melhoram as condições de quem atua na linha de frente e ampliam a nossa capacidade de prevenção e resposta. Segurança se faz com estrutura, inteligência e também com inclusão”, afirmou. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que a combinação das ações coloca a Bahia em “um novo patamar de eficiência e integração”.