POLÍTICA


Reunião entre o governador do Rio e Moraes começa tensa, mas termina em acordo, dizem aliados

Encontro contou com presença de secretários de segurança e autoridades estaduais e federais

Foto: Reprodução/ Governo do Rio de Janeiro

 

A reunião entre o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes começou de forma tensa, mas terminou em clima de entendimento, de acordo com fontes ligadas ao gestor fluminense. A informação é do blog Caio Junqueira, da CNN.

Segundo relatos, Moraes iniciou o encontro cobrando explicações sobre o cumprimento das determinações do STF na ADPF das Favelas, que teriam sido parcialmente descumpridas. Ao longo da reunião, Castro e os secretários de Segurança Pública e da Polícia Civil apresentaram documentos, esclareceram procedimentos e detalharam o planejamento e execução da operação.

Moraes compareceu acompanhado do assessor Wellington Macedo. Pelo governo do Rio, participaram o secretário de Segurança Pública, Victor Santos; o secretário da Polícia Militar, Marcelo de Menezes; o secretário da Polícia Civil, Felipe Curi; o secretário de Polícia Judicial, Marcelo Schettini; o diretor do Instituto Médico Legal, André Luís Medeiro; o procurador-geral do Estado, Renan Miguel Saad; e o representante do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Antonio Edilio.

Fontes presentes indicaram que a tensão inicial foi dissipadada, e Moraes chegou a participar de um almoço com Castro no Palácio da Guanabara. Posteriormente, o ministro se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Ricardo de Castro, e ainda teria encontros previstos com representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública.