SALVADOR


EXPOSIBRAM 2025 encerra edição em Salvador com mais de 50 mil participantes

Evento promovido pelo IBRAM reuniu autoridades, especialistas e público de todo o país em quatro dias de debate

Foto: Divulgação/IBRAM

Com mais de 50 mil participantes e quatro dias de intensa programação, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – EXPOSIBRAM 2025 encerrou suas atividades nesta quinta-feira (30). Promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), no Centro de Convenções Salvador, o evento transformou a capital baiana em vitrine da inovação, sustentabilidade e do futuro da mineração brasileira.

Ao longo dos quatro dias de programação, a EXPOSIBRAM 2025 reuniu um público diverso e expressivo. Foram mais de 400 estandes compondo a feira internacional de negócios, que atraiu mais de 50 mil visitantes, entre eles, 4 mil estudantes, jovens e crianças que vivenciaram as experiências educativas do Mineramundo. Também participaram 2.600 congressistas, que acompanharam 3.500 horas de debates, palestras e painéis técnicos e científicos, reforçando o caráter dinâmico e multidisciplinar do evento.

A cerimônia de encerramento da EXPOSIBRAM 2025 contou com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann; do presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal; e do presidente e CEO do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), Rohitesh Dhawan, entidade que lidera as práticas de sustentabilidade no setor.

Edição marcante

Em seus discursos, os líderes do setor mineral no Brasil reforçaram o papel estratégico da mineração no desenvolvimento econômico, na transição energética e na inovação tecnológica. Raul Jungmann destacou o ambiente de diversidade e integração que marcou o encontro em Salvador. Para o presidente do IBRAM, a cultura e a história baianas inspiraram o espírito de colaboração e respeito que pautou o evento, promovendo um verdadeiro encontro entre diferentes segmentos da sociedade e da indústria.

“Isso é fundamental no Brasil. É tão importante para nossa unidade, que exista essa forma de pensar, de ver, de construir uma sociedade como ela é aqui”, declarou. Ainda segundo Jungmann, a atmosfera positiva e o engajamento dos participantes reforçaram o sucesso da realização da EXPOSIBRAM na Bahia.

Bahia é protagonista

Quem também celebrou o sucesso do evento foi o presidente da CBPM, que destacou a relevância da Bahia na cadeia produtiva mineral, especialmente pela diversidade de minerais estratégicos fundamentais à preservação ambiental e à transição energética global.

“Os minerais que vão salvar o planeta estão aqui. Os minerais que vão garantir a preservação da vida estão aqui e a transição energética passa pela Bahia e pelo Brasil e passa, portanto, pela política que o IBRAM vem tão bem desenvolvendo para todos os estados brasileiros, sob a liderança de Raul Jungmann”, declarou Carballal.