BAHIA


Mutirões retiram 3,5 toneladas de lixo e reforçam recuperação de manguezais na Baía de Todos-os-Santos

Ações promovidas pela Acelen e AVSI mobilizam mais de 500 pessoas em três cidades da RMS e resultam no plantio de 2.200 mudas

Foto: Assessoria

 

A Acelen e a AVSI Brasil mobilizaram mais de 500 moradores de Candeias, São Francisco do Conde e Madre de Deus em mutirões de limpeza e plantio realizados em outubro, dentro do projeto Acelera Pesca. As ações reforçam o compromisso com a preservação dos manguezais da Baía de Todos-os-Santos, que celebra nesta sexta (1º) o aniversário de sua descoberta.

Em Candeias, 172 pescadores, marisqueiras e moradores removeram 1,8 tonelada de resíduos e plantaram 700 mudas de mangue preto no distrito de Passé. Já em São Francisco do Conde, foram 573 kg de lixo retirados e 1.000 mudas plantadas, enquanto em Madre de Deus, 150 participantes recolheram 1,2 tonelada de resíduos e plantaram outras 500 mudas, totalizando 2.200 mudas e 3,5 toneladas de lixo retirado.

Segundo a AVSI Brasil, as ações foram definidas a partir de diálogo constante com comunidades pesqueiras do entorno da Refinaria de Mataripe, respeitando saberes locais e fortalecendo práticas de conservação. “Trabalhamos ao lado de quem conhece o manguezal; isso se traduz em qualidade de vida e dignidade para quem vive do mar”, destaca João Raful, vice-presidente de Recursos Humanos da Acelen.

O reconhecimento às ações ambientais da companhia tem aumentado. A Acelen conquistou recentemente o 1º lugar no Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável e reduziu de 60% para 9,6% o volume de resíduos enviados a aterros, recebendo o selo Zero Aterro Bronze, inédito no setor de refino no Brasil.