PORTO SEGURO


Operador financeiro ligado ao PCC é preso no sul da Bahia durante ação conjunta

Agentes do MP-BA, PM e PF localizaram suspeito em veículo; prisão integra ofensiva nacional contra lavagem de dinheiro

Foto: Assessoria

 

Um dos principais operadores financeiros do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi preso nesta quinta-feira (30) em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. A ação, realizada pelo Ministério Público da Bahia (Gaeco Sul) em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Federal, encontrou o suspeito em via pública, dentro de um veículo.

A prisão preventiva faz parte da operação “Off White”, deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo em Campinas para desarticular esquemas de lavagem de dinheiro ligados a empresários, traficantes e integrantes da facção. No estado paulista, foram cumpridos oito mandados de prisão e onze de busca e apreensão, além do sequestro de 12 imóveis de alto padrão e bloqueio de contas bancárias dos investigados.

Apurações do Gaeco paulista indicam que o homem detido na Bahia era peça-chave na lavagem de recursos do PCC. O esquema teria se intensificado após conflitos internos entre membros da facção e traficantes, motivados por investigações anteriores. Para ocultar a origem ilícita dos valores, o grupo passou a realizar transações imobiliárias e financeiras complexas, nos quais o operador injetava dinheiro do tráfico em negócios considerados legais.

Os investigados respondem por lavagem de capitais e associação criminosa, e seguem sob investigação enquanto novos desdobramentos da operação são analisados pelas autoridades.