BRASIL


Governo federal autoriza transferência de presos da megaoperação no Rio para presídios no DF

Reunião convocada por Alckmin discutiu desdobramentos da ação policial e a ausência de comunicação prévia do governo estadual

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O governo federal autorizou a transferência de presos capturados na megaoperação policial realizada nesta terça-feira (28) no Rio de Janeiro para presídios no Distrito Federal. A decisão foi comunicada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, após reunião emergencial convocada para acompanhar os desdobramentos da ação.

O encontro, realizado na Casa Civil da Presidência da República, foi coordenado pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e reuniu os ministros Rui Costa, Gleisi Hoffmann, Jorge Messias, Macaé Evaristo, Sidônio Palmeira e o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos.

Durante a reunião, representantes das forças policiais e militares federais afirmara que não houve pedido de apoio do governo do Rio de Janeiro para a realização da operação, que mobilizou milhares de agentes nas zonas Norte e Oeste da capital fluminense.

Ainda conforme a nota, Rui Costa entrou em contato com o governador Cláudio Castro para informar sobre a disponibilidade de vagas no sistema prisional federal e propôs a realização de uma reunião de emergência no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (29).

O encontro contará com a presença dele e do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para discutir medidas conjuntas de segurança pública.

Veja a nota na íntegra

Na tarde desta terça-feira (28), foi realizada reunião na Casa Civil da Presidência da República para monitorar os desdobramentos da operação policial ocorrida no Rio de Janeiro.

O encontro foi coordenado pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e contou com a participação dos ministros Rui Costa, Gleisi Hoffmann, Jorge Messias, Macaé Evaristo, Sidônio Palmeira e do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos.

Durante a reunião, as forças policiais e militares federais reiteraram que não houve qualquer consulta ou pedido de apoio, por parte do governo estadual do Rio de Janeiro, para realização da operação.

O ministro Rui Costa entrou em contato com o governador Cláudio Castro e comunicou a disponibilidade de vagas em presídios federais para receber os presos. Além disso, solicitou a realização de uma reunião de emergência na capital fluminense, com participação dele e do ministro Ricardo Lewandowski, nesta quarta-feira (29).