BAHIA


Operação flagra postos com bombas fraudadas no Recôncavo baiano

Fiscalização identificou venda de combustível em quantidade menor que a exibida no visor das bombas

Foto: Assessoria

 

Três postos de combustíveis foram flagrados vendendo quantidades menores de combustível do que as indicadas nas bombas durante a Operação Combustível Legal, realizada nesta segunda-feira (27) em Cruz das Almas e Sapeaçu, no Recôncavo Baiano. A ação foi coordenada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e contou com a participação de diversos órgãos estaduais e federais.

Em Cruz das Almas, um dos postos teve quatro bombas interditadas, e outro, três equipamentos lacrados. As placas de CPU foram recolhidas para análise. Um dos estabelecimentos também foi autuado pela ANP por operar com bandeira de distribuidora sem o devido registro e notificado pela Sefaz-BA por usar máquinas de cartão sem vínculo com o CNPJ, o que pode indicar sonegação fiscal.

Em Sapeaçu, outro posto foi interditado, com seis bombas lacradas pela mesma irregularidade. O Ibametro constatou que os equipamentos forneciam menos combustível do que o valor exibido no visor.

A operação contou ainda com o apoio do Procon-BA, que fiscalizou aspectos ligados à defesa do consumidor; do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável por coletar amostras para análise; e da Polícia Militar, por meio da Cipfaz, que garantiu a segurança da equipe.

Segundo Olavo Oliva, coordenador de Fiscalização de Petróleo e Combustíveis da Sefaz-BA, a ação busca coibir fraudes e estimular a concorrência leal no setor. Ele destacou que cerca de 60 postos são fiscalizados por mês em diferentes regiões da Bahia.

Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo Disque Denúncia Bahia, nos números (71) 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior do estado).