BRASIL


Megaoperação no Rio repercute na imprensa internacional e é classificada como “cena de guerra”

Ação policial deixou ao menos 64 mortos e mais de 80 presos nos complexos do Alemão e da Penha

Foto: Reprodução

 

A megaoperação policial contra o Comando Vermelho (CV), realizada nesta terça-feira (28) na Zona Norte do Rio de Janeiro, ganhou destaque na imprensa internacional. Alguns veículos estrangeiros descrevem o cenário como “cenas de guerra”.

A ação, que ocorre nos complexos do Alemão e da Penha, mobiliza cerca de 2.500 policiais e 32 veículos blindados, sendo considerada a mais letal da história do estado. Até o momento, foram confirmadas 64 mortes e 81 prisões. Quatro dos mortos eram policiais.

A agência britânica Reuters ressaltou que a operação acontece poucos dias antes dos eventos preparatórios para a COP30, enquanto o jornal The Guardian afirmou que o Rio está “em guerra” após a ofensiva contra um dos grupos criminosos mais poderosos do país.

O jornal espanhol El País noticiou que a cidade viveu intensos tiroteios e destacou a mobilização maciça das forças de segurança. Já o português Público enfatizou o uso de drones por criminosos para lançar bombas contra a polícia.

A rádio francesa RFI relatou a presença de policiais fortemente armados e lembrou os índices de violência no estado. Os jornais argentinos Clarín e La Nación também repercutiram o caso: o primeiro descreveu o Rio sob “cenas de guerra”, enquanto o segundo destacou que a operação busca conter a principal facção criminosa do estado, com apoio de helicópteros, blindados e drones.