BRASIL


Governador do Rio diz que ações do Comando Vermelho são caso de Defesa Nacional

Gestor fluminense afirma que atuação da facção ultrapassa fronteiras do Rio e do país, e pede à imprensa cautela na divulgação de métodos utilizados por criminosos

Foto: Rogério Santana/Governo RJ

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou nesta terça-feira (28) que as ações do Comando Vermelho ultrapassam as fronteiras estaduais e nacionais, sendo um caso de Defesa Nacional.

“Isso está passando a ideia de segurança pública e já adentrando na esfera de segurança nacional e transnacional…As forças de segurança mantêm todos os batalhões em prontidão para responder rapidamente a qualquer incidente”, afirmou o gestor fluminense.

Castro pediu à imprensa para ajudarem nas coberturas de ações criminosas. Para ele, assim como existe um pacto para não divulgar determinados temas sensíveis, deveria ter um consenso similar sobre às metodologias utilizadas por grupos criminosos, evitando que a exposição sirva como incentivo para novas ações dos criminosos.

Operação no Rio

Uma megaoperação policial foi deflagrada na manhã desta terça nos complexos do Alemão e da Penha, localizados na zona norte do Rio de Janeiro. A ação tem participação das polícias civil e militar com o objetivo de frear os avanços territoriais do Comando Vermelho. Aaté o momento  a operação registrou 56 presos, 18 criminosos mortos, dois policiais civis mortos, 31 fuzis apreendidos e uma quantidade de drogas ainda não contabilizada.