ECONOMIA


Petróleo recua com expectativa sobre juros nos EUA

Mercado acompanha tensões geopolíticas e avalia riscos de oferta e demanda da commodity

Foto: Ehder de Souza / Agência Petrobras

 

Os preços do petróleo encerraram em queda nesta segunda-feira (27), em meio à expectativa pela decisão de juros do Federal Reserve, marcada para quarta-feira, e pelo aguardado encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, que deve tratar de temas comerciais entre as duas potências.

O barril do petróleo WTI, para entrega em dezembro, caiu 0,31%, sendo cotado a US$ 65,31, na Bolsa de Nova York. Já o Brent, referência internacional, recuou 0,46%, a US$ 64,90, na Bolsa de Londres.

Trump afirmou ver uma “boa chance” de acordo com Pequim e demonstrou interesse em visitar a China no início do próximo ano. “Tenho muito respeito pelo presidente Xi. Gosto dele, e acho que ele gosta de mim também. Ele respeita o nosso país”, disse o republicano.

Além das negociações entre EUA e China, investidores monitoram o impacto das sanções contra a Rússia e as tensões no Leste Europeu. O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, indicou que pretende ampliar ataques a refinarias russas, enquanto Trump alertou Vladimir Putin sobre testes nucleares de Moscou.