POLÍTICA


Tarcísio adia decisão sobre candidatura à Presidência para fevereiro de 2026

Governador de São Paulo comunicou líderes do Centrão que só definirá seu futuro político no próximo ano; escolha dependerá da popularidade de Lula e do posicionamento de Bolsonaro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), avisou as lideranças do Centrão que só decidirá sobre uma candidatura à Presidência da República em fevereiro de 2026. O gestor paulista tem até abril para se desincompatibilizar do cargo para disputar as eleições. As informações são da CNN Brasil.

A decisão foi compartilhada há cerca de duas semanas com presidentes de partidos do bloco, como Ciro Nogueira (PP), Antonio Rueda (União Brasil), Marcos Pereira (Republicanos), Valdemar Costa Neto (PL) e Gilberto Kassab (PSD).

Para os líderes políticos, a decisão de Tarcísio dependerá da popularidade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

As pesquisas mais recentes apontam que Lula é aprovado por 51,2% dos brasileiros, enquanto seu índice de desaprovação é de 48,1%.

A visão de que a popularidade do petista influenciará a decisão de Tarcísio também é compartilhada pelo governo.

Lula chegou a confessar a alguns ministros que enxergava Tarcísio como seu adversário em 2026, mas, segundo interlocutores do presidente, o “movimento oscilante” de Tarcísio indica que ele deverá optar pelo “caminho mais seguro”, a reeleição em SP.

A decisão, no entanto, depende de um posicionamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que ainda não sinalizou quando deve indicar um sucessor.