POLÍTICA


Filho de ex-prefeito preso por ligação com o Comando Vermelho é eleito no Ceará

Joel Madeira Barroso (PSB) venceu eleição suplementar após cassação do pai e do vice por abuso de poder político e econômico

 

Foto: Reprodução

O município de Santa Quitéria, no Ceará, elegeu no domingo (26), por meio de uma eleição suplementar, Joel Madeira Barroso (PSB) como novo prefeito da cidade.

Joel é filho de José Braga Barrozo (PSB), o Braguinha, que foi reeleito no pleito municipal de 2024, porém, foi preso pela Polícia Federal (PF), momentos antes da cerimônia de recondução ao cargo em 1º de janeiro deste ano por envolvimento com o Comando Vermelho (CV).

O vice-prefeito eleito da cidade, Gardel Padeiro (PP), também foi impedido de tomar posse. Com a situação, o então vereador Joel Barroso, que venceu a disputa pela presidência da Câmara Municipal, assumiu interinamente o comando da prefeitura.

O TRE-CE (Tribunal Regional Eleitoral do Ceará) estabeleceu em julho a cassação dos mandatos de Braguinha e de seu vice por abuso de poder político e econômico. Na mesma época, os magistrados determinaram a realização de uma nova votação.