POLÍTICA


PL retoma pressão por anistia após trégua de três dias na Câmara

Líder do partido de Bolsonaro na casa legislativa quer que tema seja pautado por Hugo Motta

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

 

O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse que voltará a pressionar a casa legislativa a votar o Projeto de Lei (PL) 2162/2023, também chamado de PL da Anistia.

Na terça-feira (21), Sóstenes havia fechado acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para dar trégua ao tema. Com a mudança de ideia do líder do partido de Jair Bolsonaro (PL), a pressão será para que o projeto seja votado na próxima semana. Com informações do colunista Igor Gadelha, do Portal Metrópoles.

O PL 2162/2023 propõe anistia para crimes de natureza política, ocorridos entre 30 de outubro de 2022 e a data de sua sanção. O relator da matéria, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), tentou enviar um texto modificado para ser votado na Câmara nas últimas semanas. O PL da Dosimetria, por exemplo, reduziria apenas as condenações dos responsáveis pelos atos golpistas.

No entanto, houve resistência da bancada bolsonarista no Congresso, que é favorável a uma anistia ampla, geral e irrestrita que possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão.