SAÚDE


Ministério da Saúde anuncia ações para ampliar cuidados na primeira infância e tratamento da hemofilia A em Salvador

Anúncios do Ministério da Saúde incluem a habilitação da Maternidade Tysilla Balbino como Hospital Amigo da Criança

Foto: Divulgação/Assessoria

 

Salvador vai receber nesta sexta-feira (24) duas ações voltadas à melhoria da atenção à saúde infantil no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Pela manhã, a Maternidade Tysilla Balbino, na Baixa de Quintas, será oficialmente habilitada como Hospital Amigo da Criança, título concedido a unidades que incentivam o parto humanizado e a amamentação.

O anúncio será feito pela diretora do Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde (Decoop), Aline Costa, que cumpre agenda na capital baiana. A medida tem como objetivo fortalecer práticas de acolhimento materno-infantil e contribuir para a redução da mortalidade infantil e perinatal.

Ainda nesta sexta, às 14h, a diretora participa de um segundo ato no Centro Estadual de Referência às Pessoas com Anemia Falciforme Rilza Valentim, no bairro do Garcia. Na ocasião, será feita uma mobilização em defesa da incorporação e ampliação do uso do medicamento Emicizumabe para crianças de 0 a 6 anos com hemofilia A, condição genética que exige acompanhamento permanente.

O Emicizumabe é utilizado na prevenção de sangramentos e representa um avanço no tratamento de pacientes pediátricos com a doença. A ampliação do acesso pelo SUS reforça o compromisso do Ministério da Saúde com o cuidado integral, a inovação e a proteção da primeira infância, garantindo mais segurança e qualidade de vida às crianças diagnosticadas.