POLÍTICA


Vereador rebate fala de Marta sobre projeto de construções na orla de Salvador: ‘fake news’

Cláudio Tinoco afirma que emenda garante que não haverá sombreamento

Foto: Antonio Queirós/CMS

 

O vereador Cláudio Tinoco (União Brasil) rebateu as críticas feitas pela vereadora Marta Rodrigues (PT), que classificou como “retrocesso” o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal permitindo construções de grande porte na orla de Salvador.

Segundo Tinoco, a proposta do Executivo passou por alterações que garantem que não haverá sombreamento nas praias, uma das principais preocupações levantadas pela oposição. Ele destacou que uma emenda apresentada pelo presidente da Casa, Carlos Muniz, e relatada pelo vereador Marzinho, assegura que os estudos de sombreamento e outros impactos sejam exigidos antes de qualquer liberação.

Tinoco afirmou ainda que a origem do projeto é “garantir aumento do potencial construtivo em áreas degradadas”, e não liberar construções indiscriminadas. “Promovemos uma emenda justamente para assegurar que não haverá sombreamento nas praias. Estavam espalhando uma fake news dizendo que o projeto permitiria isso, o que não é verdade”, declarou.

Leia a emenda:

Mais cedo, Marta Rodrigues havia dito que o texto aprovado “retira todas as diretrizes que garantem o direito da cidade”, permitindo prédios de até 240 metros de altura sem estudos prévios sobre impactos ambientais. A petista também acusou a gestão Bruno Reis de entregar áreas verdes à especulação imobiliária.

Tinoco lamentou as declarações da colega. “Infelizmente, a vereadora não participou das discussões e acabou se baseando em informações distorcidas. A Câmara foi responsável por garantir que o projeto não prejudique o equilíbrio urbano e ambiental da cidade”, completou.