JUAZEIRO


Poesia, música e saúde dão o tom no primeiro dia do Juá Literária, em Juazeiro-BA

Ao abrir oficialmente o evento, o prefeito do município, Andrei Gonçalves, sintetizou: “Um momento literário de proporções inéditas no Nordeste, que só no primeiro dia superou em mais de Um Milhão de Reais a comercialização de livros e que nos desafia a fazer, no ano que vem, um Juá Literária maior e melhor”.

Foto: Assessoria

Uma noite estrelada com as atrações poéticas e musicais de Jessíer Quirino, Xangai, Maciel Melo, Fatel, Ana Barroso e Tio Zé Bá. Foi assim, a despedida do primeiro dia do Festival Juá Literária 2025, que tomou literalmente o Centro de Cultura João Gilberto e os quatro cantos da Orla Nova de Juazeiro.

Ao abrir oficialmente o evento, o prefeito do município, Andrei Gonçalves, sintetizou: “Um momento literário de proporções inéditas no Nordeste, que só no primeiro dia superou em mais de Um Milhão de Reais a comercialização de livros e que nos desafia a fazer, no ano que vem, um Juá Literária maior e melhor”.

As surpresas do Festival, que fez a cidade respirar arte e cultura, do centro aos distritos, começou no início da manhã, encantando as crianças com histórias, música e muita imaginação através da carreta literária e a biblioteca itinerante da editora IMEPH.

Depois de receber música, dança, livros, contação de histórias, alegria e muito aprendizado, cerca de 3 mil alunos de diversas escolas da rede municipal de ensino vivenciaram o gosto pela leitura e soltaram a imaginação, interagindo com os artistas Zé Livrório, Lua Mandala e as
escritoras Joana Lira e Socorro Lacerda.

A Tenda das Palavras – Espaço Flijuá,
recebeu cerca de 7 mil pessoas, atraídas pelos estandes das editoras, lançamentos de livros no Cais da Palavra e pelos bate-papos com escritores e convidados.

Além do encontro entre a arte e a literatura, o primeiro dia do Juá Literária também reservou um espaço especial para o cuidado com a saúde.

Durante o evento promovido pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) marcou presença com uma série de atividades voltadas à promoção da saúde, educação preventiva e cuidados básicos.

Quem passeava entre os estandes, levou para casa ações lúdicas e educativas sobre prevenção de arboviroses, com foco no combate ao mosquito Aedes aegypti, além de atividades de conscientização sobre segurança no trânsito e pôde aproveitar a vacinação contra a Covid-19 e Influenza e a distribuição de preservativos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também se fez presente com um posto médico fixo, que funcionará durante todos os dias do Festival, garantindo suporte emergencial e segurança aos visitantes. Com a curadoria de Maviael Melo, o Juá Literária segue até o próximo sábado (25), com atrações, a exemplo de Arnaldo Antunes, Russo Passapusso, Letícia Sabatella, Xico Sá, Ana Mametto e Mariana Aydar, entre outros. O evento tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Editora IMEPH e Andelivros. A produção é assinada pela Carranca Produções e pela Entre Versos e Canções Produções Artísticas.

Mais informações – https://drive.google.com/drive/folders/1ySl8o-VQYF5PRK5HUoTAyce7lBO2GYpC?usp=sharing