EUNÁPOLIS


Um dia após fuga em Feira, MP e Seap fazem pente-fino em presídio no sul da Bahia

Operação visa cortar a comunicação entre líderes de facções presos e comparsas fora do sistema prisional

Foto: Divulgação/Ministério Público da Bahia

 

O MP-BA (Ministério Público da Bahia) e a Seap (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização) deflagraram a Operação Redenção 2, com objetivo de cortar a comunicação entre líderes de facções criminosas presos no Conjunto Penal de Eunápolis e comparsas fora do sistema prisional.

Equipes especializadas realizam revistas em todos os pavilhões da unidade para localizar e apreender materiais ilícitos.

Segundo o MP, o pente-fino faz parte de um conjunto de medidas estratégicas voltadas ao enfrentamento do crime organizado e ao reforço da segurança e da regularidade do sistema prisional baiano.

A ação ocorre um dia após três detentos fugirem do Conjunto Penal de Feira de Santana (a 109 km de Salvador). Lucas Conceição dos Santos, Daniel Costa Lima e Paulo Ricardo Santos da Silva violaram a grade da cela 29, localizada no pavilhão 10, segundo a Seap.

É a segunda fuga registrada na mesma unidade prisional e no mesmo pavilhão em pouco mais de três meses.

Nos últimos meses, episódios assim se tornaram frequentes em presídios baianos. Na ação de maior repercussão, em dezembro de 2024, 16 detentos escaparam do Conjunto Penal de Eunápolis.