ECONOMIA


A 10 dias do fim do prazo, 19 milhões ainda não enviaram declaração do IR

Prazo final para envio da declaração se aproxima, com quase 19 milhões de contribuintes pendentes

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

 

Faltando apenas dez dias para o encerramento do prazo, cerca de 19 milhões de brasileiros ainda não enviaram suas declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025 à Receita Federal. Até as 17h da última terça-feira (20), 27.448.777 contribuintes já haviam cumprido a obrigação, o que representa 59,41% do total esperado para este ano. A expectativa é que sejam entregues 46,2 milhões de declarações até o fim do prazo, em 30 de maio.

De acordo com a Receita Federal, 64,4% das declarações recebidas até agora têm direito à restituição, enquanto 19,4% dos contribuintes precisarão pagar imposto. Outros 16,2% não têm valores a pagar nem a receber. A maioria das declarações foi feita pelo programa de computador (83,4%), mas há também opções online e por aplicativo, como o ‘Meu Imposto de Renda’, utilizado por 5,7% dos contribuintes. Importante destacar que 48,1% dos contribuintes optaram pela declaração pré-preenchida, facilitando o processo de envio.

A declaração pré-preenchida, disponível desde 1º de abril, sofreu atraso na atualização dos dados devido à greve dos auditores fiscais. Essa modalidade facilita a vida do contribuinte, pois já traz diversas informações previamente inseridas, bastando a confirmação ou retificação dos dados. A Agência Brasil destaca que o desconto simplificado foi a escolha de 56,4% dos que já enviaram a declaração.

Os contribuintes obrigados a declarar são aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 ou tiveram receita bruta de atividade rural superior a R$ 169.440 em 2024. Pessoas que receberam até dois salários mínimos mensais estão dispensadas, salvo em casos específicos de obrigatoriedade. Com a proximidade do fim do prazo, é importante que os contribuintes se organizem para evitar possíveis multas por atraso.