BAHIA


Três homens são presos em operação que mira influenciadora por suspeita de tráfico

Conhecida como “Ervoafetiva”, Melissa Said é investigada por tráfico interestadual de drogas e apologia; ela é considerada foragida

Fotos: Reprodução/Redes sociais

 

Três homens foram presos na manhã desta quarta-feira (22) sob suspeita de integrar uma organização criminosa investigada por tráfico interestadual de drogas e liderado pela influenciadora digital baiana Melissa Said. As prisões ocorreram em Salvador, Lauro de Freitas e em São Paulo. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.

Conhecida como “Ervoafetiva”, Melissa é apontada como articuladora do grupo. A influencer é o principal alvo da operação Erva Afetiva, em alusão ao apelido usado por ela nas redes sociais. Melissa não foi localizada e é considerada foragida. A reportagem tenta contato com a defesa dela.

Durante buscas realizadas em três endereços ligados à influencer, investigadores apreenderam pequenas porções de drogas e um celular, que será submetido à perícia.

Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, cinco deles na capital baiana e cinco em São Paulo.

Com mais de 300 mil seguidores, Melissa também é investigada por apologia ao uso do entorpecente.

Segundo a Polícia Civil, ela incentivava o transporte e o consumo de drogas, orientando seus seguidores sobre como despistar a atuação policial durante viagens e deslocamentos. As investigações contra ela tiveram início em 2024.

De acordo com as apurações, a influencer comprava a droga e repassava a alguns seguidores, por meio de contatos em redes sociais. Em 2023, na véspera de Natal, ela divulgou um vídeo distribuindo “kits” com cigarros de maconha nas ruas, em ato de “autopromoção”, de acordo com a polícia.

Entre os três presos, dois foram localizados em Lauro de Freitas, em cumprimento a ordens judiciais de prisão temporária. Um deles foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Foram apreendidos com ele 1,4 kg de maconha tipo “skank”, 270 gramas de haxixe, além de porções de maconha comum, balanças de precisão, embalagens plásticas, celulares, cartões e dois veículos com indícios de utilização na atividade criminosa.