BAHIA


Presidente da Alba homenageia Mônica Aguiar, primeira mulher a dirigir a Faculdade de Direito da Ufba

Ivana Bastos destaca que a eleição da professora representa avanço histórico para as mulheres e símbolo de liderança feminina na Bahia

Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Ivana Bastos (PSD), enviou uma moção de congratulação para homenagear a professora doutora Mônica Neves Aguiar da Silva, eleita a primeira mulher a dirigir a Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que existe há 134 anos.

No texto, Ivana afirma que a eleição de Mônica transcende os limites da academia e simboliza um avanço significativo na trajetória das mulheres, que lutam por novos espaços de liderança e transformação na sociedade baiana.

“Como primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa da Bahia em 190 anos, recebo essa notícia com muito orgulho. A eleição da professora Mônica representa o reconhecimento do mérito, da dedicação e do brilhantismo feminino. Juntas, estamos fazendo história, com H maiúsculo”, afirmou Ivana Bastos.

A moção também contempla uma homenagem à Faculdade de Direito da Ufba, além de toda à sua comunidade acadêmica e administrativa.

Filha do jornalista Francisco Aguiar da Silva e da professora Raimunda Neves Aguiar da Silva, Mônica Neves Aguiar da Silva é natural de Salvador e possui graduações em Direito pela Ufba, em Ciências Econômicas pela Universidade Católica do Salvador e em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, além de mestrado em Direito Econômico pela Ufba e doutorado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).