SAÚDE


Anvisa aprova Mounjaro para tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono em adultos com obesidade

Medicamento já usado para diabetes tipo 2 e obesidade agora ganha nova indicação; firmeza científica e impacto prático podem redefinir o tratamento da doença

Foto: MKPhoto12/Shutterstock

 

A Anvisa aprovou o uso do Mounjaro (com princípio ativo tirzepatida) para tratar apneia obstrutiva do sono (AOS) moderada a grave em adultos com obesidade, conforme comunicado desta segunda‐feira (20). Estudos clínicos indicam que o medicamento reduziu significantemente as interrupções respiratórias durante o sono, por exemplo, em uma das pesquisas, pacientes que usaram tirzepatida apresentaram até 27 eventos a menos por hora, contra cerca de 5 no grupo placebo. 

A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio que provoca pausas repetidas na respiração durante o sono e está associado a riscos como hipertensão, doença coronariana e acidente vascular cerebral. Até então, os tratamentos disponíveis dependiam principalmente de mudanças de estilo de vida, aparelhos de pressão positiva nas vias aéreas (CPAP) ou intervenções cirúrgicas, e a introdução de um medicamento com nova indicação representa uma “mudança de patamar” para pacientes com obesidade que convivem com a AOS. 

Apesar do otimismo, essa nova alternativa traz também questões práticas e de acesso: os médicos precisarão identificar os pacientes adequados, avaliar o risco/benefício individual e considerar custos, regimes de tratamento e acompanhamento.