ENTRETENIMENTO


Chambinho do Acordeon recebe Medalha Thomé de Souza e dedica homenagem à força da cultura popular

Artista pede que reconhecimento inspire jovens a fazer da música um caminho de vida

Foto: Antonio Queirós/AscomCMS

 

O músico, cantor e ator Nivaldo Expedito de Carvalho, conhecido como Chambinho do Acordeon, recebeu, na noite desta quinta-feira (16), a Medalha Thomé de Souza, concedida pela Câmara Municipal de Salvador. Em um discurso marcado pela emoção, o artista destacou que o reconhecimento vai além de uma conquista pessoal: “Recebo essa honraria com emoção e responsabilidade, que é mais do que que um reconhecimento individual, é um gesto de respeito à história do forró, à força da sanfona e à cultura popular que pulsa do sertão ao litoral ecoando nos terreiros, nas praças nos largos e nas casas de todo Brasil”, afirmou.

Chambinho, que interpretou Luiz Gonzaga no cinema e se tornou símbolo da preservação do forró tradicional, ressaltou a importância de valorizar a cultura popular com o mesmo respeito dado à música de concerto. “Se há um sentido em fundar, na arte quer dizer criar oportunidades para que outros também caminhem e, que este reconhecimento, portanto, se converta em incentivo para que meninos e meninas encontrem na música um projeto de vida”, disse o músico, que aprendeu seus primeiros acordes ainda criança, no Piauí, sob influência do avô, Zezinho Barbosa.

Autor da homenagem, o vereador Sidninho (PP) destacou que Chambinho “faz a sanfona falar” e representa a resistência da cultura nordestina. “Conceder essa medalha a esse renomado artista significa reconhecer não apenas um músico, mas um verdadeiro embaixador da cultura nordestina”, afirmou. Encerrando a cerimônia, o artista brindou o público com uma apresentação especial de Viva a Bahia.