SALVADOR


Tradicional bar ‘O Cravinho’ é interditado em operação de fiscalização

Equipes flagraram venda de bebidas sem nota fiscal e ausência de alvará de funcionamento

Foto: Reprodução/Google Street View

 

O tradicional bar O Cravinho, localizado no Pelourinho, foi interditado nesta quinta-feira (16) após uma fiscalização que constatou a comercialização de produtos sem nota fiscal e falta de alvará para funcionamento.

A ação foi realizada por equipes da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), em parceria com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), Procon-BA, Codecon e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A operação faz parte da ofensiva Bebidas Etílicas, que tem como objetivo coibir a venda de bebidas impróprias para consumo em Salvador.

Durante a vistoria, diversos barris de bebidas alcoólicas foram apreendidos no estabelecimento. A fiscalização ocorre em meio ao aumento do alerta no estado por casos de intoxicação por metanol — substância tóxica que não é metabolizada pelo organismo humano.

Segundo o Ministério da Saúde, já foram registradas 148 notificações no país, com 41 confirmações e 107 casos em investigação. Os casos confirmados estão concentrados em São Paulo (33), Paraná (4), Pernambuco (3) e Rio Grande do Sul (1).

Localizado no Largo Terreiro de Jesus, O Cravinho é um dos bares mais emblemáticos da capital baiana, conhecido pelas infusões artesanais de cachaça com ervas, frutas e raízes. Além das bebidas, o local também serve comidas típicas de bar, como a tradicional moela com molho “lambão”. As fiscalizações da Operação Bebidas Etílicas continuam em outros pontos de Salvador.