BAHIA


Enfrentamento ao crime deve respeitar direitos humanos e punir abusos, diz secretário de Jerônimo

Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos) defende uso de câmeras corporais como um instrumento de legalidade durante as ações policiais

Foto: Matheus Landim/GOVBA

 

O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, defendeu uma política de segurança pública que combata abusos e adote o uso de câmeras corporais como um instrumento de legalidade durante as ações policiais. O tema foi tratado durante uma reunião entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e Mário Luiz Sarrubbo, secretário nacional de Segurança Pública.

O encontro ocorreu na quarta-feira (15), na sede do COI (Centro de Operações e Inteligência), no Centro Administrativo, em Salvador.

“É muito importante para nós o alinhamento com o governo do presidente Lula, no sentido de trabalhar no enfrentamento ao crime organizado. Então, foi uma agenda muito importante de reforço à parceria no campo da investigação, de reafirmação do compromisso com os direitos humanos, de combate aos abusos por parte de qualquer servidor público e de defesa do sistema de câmeras corporais como um instrumento importante para a garantia da legalidade”, disse Freitas.

Na reunião, Jerônimo voltou a defender o que chamou de fortalecimento da infraestrutura das forças de segurança. “Estamos concluindo uma agenda com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, na qual realizamos hoje a entrega de armas não letais e viaturas, em parceria com o governo federal”, disse o governador.

Sarrubbo afirmou que a pasta sob o seu comando trabalha para a construção e consolidação de uma política de segurança cidadã que respeite os direitos humanos e, ao mesmo tempo, traga melhoria de vida para a população.

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, afirmou que a atuação conjunta entre a gestão estadual e o governo federal tem sido importante no enfrentamento à criminalidade.

“Hoje foi feita a adesão a projetos nacionais importantes do Ministério da Justiça, mas também investimentos em entregas de viaturas e equipamentos para melhor atuação do nosso profissional de segurança pública e a gente segue fortalecendo essa integração e melhorando cada vez mais a segurança da nossa população”, declarou Werner.