MUNDO


Trump condiciona ajuda dos EUA à vitória de Milei nas eleições argentinas

Declaração do presidente norte-americano gera críticas de opositores argentinos, que acusam Washington de interferência nas eleições legislativas do país

Foto: Official White House/Daniel Torok

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (14) que o apoio financeiro de US$ 20 bilhões oferecido à Argentina está condicionado ao êxito do presidente Javier Milei nas eleições legislativas de 26 de outubro. Trump afirmou que, se a coalizão de Milei não vencer, os EUA não continuarão a ser generosos com o país sul-americano.

O pacote de ajuda inclui um acordo de swap cambial entre os dois países, visando estabilizar o peso argentino. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, destacou que o apoio está alinhado com as reformas de mercado promovidas por Milei. No entanto, a medida gerou críticas internas, especialmente de agricultores americanos que enfrentam dificuldades devido à concorrência com a Argentina no mercado de soja.

Trump também expressou apoio pessoal a Milei, chamando-o de “grande líder” e afirmando que sua filosofia é “correta”. Ele enfatizou que, se Milei perder, os EUA não continuarão com o apoio financeiro.