BRASIL


Governo divulga passo a passo de como funcionará a CNH sem autoescola

Proposta busca facilitar o acesso à habilitação com redução de custos e maior flexibilidade

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

O Ministério dos Transportes divulgou uma proposta detalhada para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a necessidade de frequentar uma autoescola. A medida, atualmente em fase de consulta pública até 2 de novembro de 2025, visa tornar o processo mais acessível e menos burocrático.

O novo modelo permite que o candidato escolha entre diferentes formas de preparação para os exames teórico e prático, que continuam obrigatórios. As opções incluem cursos online gratuitos oferecidos pelo Ministério dos Transportes, aulas presenciais em autoescolas tradicionais ou em escolas públicas de trânsito credenciadas. Além disso, a exigência de carga horária mínima de aulas práticas foi retirada, proporcionando maior flexibilidade ao candidato.

Após a conclusão do curso teórico, o candidato deverá realizar a coleta biométrica no Detran de seu estado. Em seguida, será submetido aos exames teórico e prático. Se aprovado, receberá a Permissão para Dirigir (PPD), válida por um ano. Caso não cometa infrações graves ou gravíssimas durante esse período, a CNH definitiva será emitida automaticamente.

O governo estima que a implementação dessa proposta possa reduzir em até 80% o custo total para obtenção da CNH, tornando o processo mais acessível para a população. A consulta pública está aberta para sugestões e contribuições, visando aprimorar a proposta antes de sua implementação definitiva.