MUNDO


Trump anuncia tarifas de 100% sobre produtos chineses a partir de novembro

Segundo o presidente dos EUA, a medida pode ser antecipada a depender de 'quaisquer ações' do país asiático

Foto: Official White House/Daniel Torok

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (10), que vai taxar todos os produtos chineses em 100% e que irá adotar controles de exportação sobre “qualquer e todo software crítico”. A declaração foi feita através de sua rede social Truth Social, poucas horas depois de ameaçar cancelar a reunião marcada com o líder chinês, Xi Jinping, que seria realizada na Coreia do Sul.

“Acaba de ser revelado que a China adotou uma posição extraordinariamente agressiva em relação ao comércio, ao enviar uma carta extremamente hostil ao mundo, declarando que, a partir de 1º de novembro de 2025, iria impor controles de exportação em larga escala sobre praticamente todos os produtos que fabrica, e até mesmo sobre alguns que nem produz”, escreveu em um trecho da publicação.

“Essa medida atinge todos os países, sem exceção, e foi obviamente planejada por eles há anos. Trata-se de algo totalmente inédito no comércio internacional e de uma vergonha moral no relacionamento com outras nações”, acrescentou.

O republicano americano chegou a ameaçar novas medidas comerciais contra a China, citando os “hostis” controles de exportação impostos por Pequim sobre minerais de terras raras. Trump também afirmou que não via “razão” para manter a reunião planejada com Xi à margem da cúpula da APEC, na Coreia do Sul, ainda neste mês, embora o prazo anunciado para a entrada em vigor das novas tarifas ainda deixe espaço para que o encontro ocorra antes disso.