MUNDO


Israel anuncia início do cessar-fogo em Gaza; Hamas tem 72 horas para libertar reféns

Recuo das tropas ocorre um dia após o governo ter aprovado o acordo assinado com o grupo terrorista

Foto: Reprodução/Israel Defense Forces/X/@IDF

 

O Exército de Israel anunciou nesta sexta-feira (10) que o cessar-fogo na Faixa de Gaza entrou em vigor ao meio-dia (6h em Brasília), um dia após a aprovação do acordo com o grupo Hamas.

Segundo comunicado das Forças Armadas israelenses, as tropas começaram a se reposicionar ao longo das linhas de retirada, em preparação para o cumprimento do acordo e o retorno dos reféns. O Exército informou ainda que o Comando Sul “continuará eliminando toda ameaça imediata”.

O recuo militar marca o início do prazo de até 72 horas para a libertação dos reféns israelenses, em troca da soltura de centenas de prisioneiros palestinos detidos em Israel.

Logo após o anúncio, milhares de palestinos deslocados começaram a retornar às suas casas, com longas filas de pessoas se dirigindo à Cidade de Gaza — principal área urbana do território, fortemente atingida pelos bombardeios israelenses.

A primeira fase do plano proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prevê a retirada das forças israelenses de parte das áreas urbanas de Gaza, embora cerca de metade do território siga sob controle de Tel Aviv.

Com a implementação do acordo, caminhões carregados de alimentos e suprimentos médicos deverão entrar em Gaza para atender à população civil.