SALVADOR


Nova linha de ônibus do Terminal Campinas facilita deslocamento para moradores do Dique do Cabrito

Linha 1800 integra Dique do Cabrito, Rua Oscar Seixas e Alto do Cabrito ao metrô, oferecendo mais conforto e segurança

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

 

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), colocou em operação nesta quinta-feira (9) a linha de ônibus 1800 – Terminal Campinas x Oscar Seixas/Dique do Cabrito, atendendo a um pedido antigo dos moradores da região de Pirajá e Alto do Cabrito. Os ônibus circulam das 5h às 21h20 em dias úteis e aos sábados, oferecendo integração direta com o metrô e diminuindo o tempo de deslocamento diário.

Para o morador e rodoviário Pedro Souza, de 45 anos, a novidade traz mais segurança e praticidade. “Antes, tínhamos que caminhar longos trechos até o metrô. Agora, o ônibus passa praticamente na porta de casa, o que dá mais segurança, principalmente à noite”, comentou. A linha também marca um momento de inclusão profissional com a presença de Adriana de Jesus, do programa Mulheres no Volante, assumindo uma das conduções.

O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, destacou que a linha 1800 simboliza uma conquista coletiva e reforça o sistema de transporte da cidade. “Serão ônibus novos, com ar-condicionado, atendendo às demandas da comunidade e fortalecendo a integração com o metrô. Esta é a 43ª linha implementada este ano, cumprindo o compromisso de ampliar o transporte público em Salvador”, disse.

Além da linha 1800, o Terminal Campinas passa a operar com três linhas do Sistema de Transporte Especial Complementar (STEC), ligando bairros como Baixa do Fiscal, Lobato, Itapuã e o aeroporto, pela primeira vez conectadas diretamente a uma estação de metrô. A integração com cerca de 20 outras linhas amplia significativamente as opções de deslocamento para a população da região, promovendo mais conforto e mobilidade urbana.