POLÍTICA


‘Jerônimo tem que respeitar e consultar’, diz deputado do PT ao defender chapa puro-sangue

Marcelino Galo reforça defesa de dupla petista para o Senado em 2026; PSD reage e Ângelo Coronel ameaça buscar “outro caminho” se for excluído da chapa

Foto: Lucas Franco/MundoBA

O deputado estadual e líder do PT na Alba, Marcelino Galo (PT), endureceu, nesta quarta-feira (8), seu discurso sobre o posicionamento do governador Jerônimo Rodrigues referente a possível criação da “chapa puro-sangue”, composta por Jaques Wagner (PT) e Rui Costa (PT) para disputa das duas vagas no senado em 2026.

O parlamentar defende que a chapa seja composta pelo atual senador Jaques Wagner e por Rui Costa, atualmente ministro da Casa Civil.

“Ele [Jerônimo] tem que respeitar, tem que consultar e nós temos que levar em conta que é necessário a unidade [Chapa Puro Sangue], principalmente nesse momento na Bahia e no Brasil”, afirmou o deputado.

O gestor estadual tem sofrido pressão de lideranças aliadas para manter espaço ao PSD e garantir a candidatura de reeleição do senador Angelo Coronel (PSD). Diversos setores do Partido dos Trabalhadores acredita que a chapa puro-sangue seria mais competitiva do que uma formada com o pessedista.

Posicionamento de Coronel

Em uma entrevista concedida na última terça-feira(8), à rádio A Tarde FM, Angelo Coronel criticou uma possível formação de uma chapa formada unicamente por petistas.

“Não, ainda existe uma chapa montada, mas o PSD quer manter o seu espaço na chapa. Somos o maior partido da Bahia e temos expressivas bancadas estadual e federal. O PSD quer manter os seus espaços conquistados e não abre mão… Nós não ficaremos satisfeitos se não mantermos nosso lugar na chapa. Se forem excluir o PSD da chapa, vamos buscar outro caminho ou casamento para continuar no tabuleiro político da Bahia”, disse o atual senador.

Coronel também teceu elogios a Jerônimo, o chamando de “trator da política”.

“Jerônimo é uma pessoa bem intencionada, um trator da política e luta para que na sua reeleição não haja nenhuma distensão. Com a chapa puro-sangue fica difícil para os outros partidos”, afirmou Coronel.